Quinto ano Espaço Educação

Quinto ano Espaço Educação
Projeto Rio de Janeiro

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pereira Passos : uma visita histórica






Uma viagem no tempo. Essa é melhor definição para a ilustre visita que o 5° ano recebeu na última terça feira, dia 03/12. Francisco Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro entre os anos de 1902 e 1906, simplesmente foi até a sala da turma, e se dispôs a responder diversas perguntas feitas pelos alunos sobre sua gestão como prefeito da cidade no início do século XX.
Os alunos tiveram a oportunidade de perguntar sobre os possíveis motivos que levaram o ex-prefeito a reformar a cidade, através do polêmico "bota- abaixo", e ainda a conhecer um pouco mais sobre as péssimas condições de vida da cidade na época, o que acabou culminando no tratamento médico em massa da população, gerando posteriormente a chamada  "Revolta da Vacina".
Com muita paciência e informações históricas, Pereira Passos pode fazer uma volta ao tempo e responder as perguntas feitas incessantemente. Apesar de toda a polêmica gerada, por algumas de suas respostas, e principalmente das justificativas dadas, ligadas a interesses econômicos e políticos - o que deixou os alunos insatisfeitos com a remoção de pessoas e suas moradias do centro - Pereira Passos pode mostrar a importância de suas obras para a cidade e de como estas refletiram na imagem do Rio de Janeiro perante ao mundo, onde na época (Belle époque), o Rio de Janeiro ganhou o apelido que ostenta até hoje, Cidade Maravilhosa!
Uma aula inesquecível!

A Guerra de Canudos