Quinto ano Espaço Educação

Quinto ano Espaço Educação
Projeto Rio de Janeiro

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Globo Terrestre e Mapa-Múndi : orientação e localização










Explorar o planeta Terra pode ser um exercício prazeroso, principalmente se for guiado pela curiosidade. Na última semana, o grupo do 5° ano explorou as diversas possibilidades, de orientação e localização, baseadas na representação da regiões da Terra, através do Globo Terrestre e Mapa -Múndi. 
Além dos olhares, o 5° ano foi desafiado com perguntas e exercícios práticos, que resolvidos coletivamente, resultaram na construção de conceitos referentes a geografia de nosso planeta.
Nada melhor que uma gostosa tarde para isso!

                                                 Vídeo : Globo Terrestre e Mapa-Múndi

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto Rio de Janeiro : conhecendo o bairro do Leblon













O assunto de nossa aula-passeio, do último dia 08/04/2013,  foi o próprio bairro onde se localiza o Espaço Educação , o Leblon.
O grupo percorreu algumas ruas e avenidas do bairro. Neste exercício a ideia era fazer com que os próprios alunos pudessem exercitar o olhar nas particularidades do Lebon, como o comércio, o transporte, a limpeza / conservação pública, entre outros aspectos.
Além disso, fizemos entrevistas com comerciantes, que deram uma verdadeira aula sobre as mudanças que o bairro sofreu nas últimas décadas.
Para finalizar, os alunos foram desafiados a retornarem para escola por outro caminho, usando apenas um mapa, a bússola e seus conhecimentos sobre orientação e localização. Eles se saíram muito bem!


sábado, 6 de abril de 2013

Projeto Rio de Janeiro : visita ao Forte São João


























O 5° ano visitou no último dia 04 de abril o Forte São João, localizado no bairro da Urca. Um dos objetivos da visita foi conhecer de perto o local da fundação da nossa cidade.
Além de ouvir diversas informações sobre a importância histórica do local, os alunos fizeram uma verdadeira  viagem no tempo, conhecendo equipamentos, armamentos e as diversas fortificações que compõem o conjunto do forte.
 Uma maneira prática de refletir e construir saberes!